sexta-feira, 24 de maio de 2013

[Sub-géneros] Steampunk Lolita

O que é o Steampunk?
Steampunk é um sub-género de fantasia e de ficção especulativa que se tornou mais proeminente nos anos 80 e início dos anos 90. O termo denota trabalhos feitos numa era ou mundo onde a energia a vapor era maioritariamente usada - usualmente no século XIX e normalmente na Inglaterra Vitoriana. Apesar do uso desse tipo de energia incluía também elementos de ficção científica ou de fantasia como a tecnologia de ficção presente nas obras de H.G. Wells de Jules Verne ou de desenvolvimentos reais de tecnologias como os computadores mas numa fase mais primitiva. Vários objectivos utilitários modernos foram também alterados por pessoas que se dedicam ao diy a uma forma supostamente estilo "steampunk" e um grande número de artistas visuais e musicais já foram também descritos como sendo "steampunk".




Steampunk e moda Lolita
Não sendo como o Gothic Lolita mas sim mais perto de Classic Lolita a palete de cores tende mais para o uso de castanho de forma mais presente do que o uso do preto. São então usados tons de castanho, cores metálicas como o cobre, estanho, ouro, azul marinho, beje, branco, pérola, bordeaux, rosa pálido e verde musgo. Dependendo do estilo de roupa, ela pode tender mais para um ar "deconstructed" ou corte de alfaiate como é o estilo Elegant Gothic Aristocrat. Em termos de materiais são muito usados o couro, correntes, aço, cobre, veludo, feltro assim como brocados entre outros. Quanto a motivos que são usados nos dois estilos - é fácil incorporar coisas como chaves, coroas, camafeus, flor de lis, estampas arquitectónicas assim como com elementos mais típicos de Steampunk (relógios, rodas dentadas, numeração romana...).

Que marcas Lolita vendem Steampunk?
Não hà marcas Steampunk Lolita mas hà marcas que vendem coisas que podem facilmente ser incluídas num outfit do género. Algumas destas marcas são: Alice and the Pirates (aatp), Innocent World (pelos items para rapaz e uso do castanho), Putumayo (para um toque punk), Moi Même Moitié, Atelier Boz e Black Peace Now (pelas peças aristocrat). A maior parte dos items para este estilo são, portanto, diy (do it yourself), reconstruções e de segunda-mão até porque cada pessoa quer ter algo único e original que a distinga das outras.



A info foi retirada dos seguintes sites:
wikipedia
Polyvore
Dollpart

Sem comentários:

Enviar um comentário